[Análise] Inoue e Rukia: protagonistas de shoujo?

Autoria de: Adriana Yumi

Bão, eu resolvi fazer esta análise para ver como as duas personagens se encaixariam no universo shoujo, tendo o Ichigo como par romântico.

Achei que seria uma boa fazer uma análise das duas personagens, mas num sentido mais 'técnico', aprofundando o papel e importância da protagonista de shoujo. Acho que no fim, o leitor pode ter uma surpresa agradável (ou não!) 

Inoue e Rukia seriam boas protagonistas num shoujo?


O universo shoujo:

Mangás shoujo são direcionados ao público feminino em geral, e se focam principalmente em ROMANCE, e no relacionamento entre as pessoas.
Na maioria dos casos, o que temos é uma protagonista sem sal e sem graça, toda boba e atrapalhada, que de alguma maneira, consegue chamar a atenção do cara popular mais fodão da escola. E mais que isso: ela chama a atenção não só do mocinho, mas do antagonista, do primo distante, do seu amigo de infância, do irmão da sua amiga, etc. Pode parecer idiota à primeira vista, mas porque geralmente os shoujos possuem esta 'fórmula'? Simples, o papel da protagonista no shoujo é fazer com que a leitora comum se IDENTIFIQUE com seus problemas e defeitos e acabe se simpatizando com ela. Além disso, a protagonista geralmente possui um papel importante na história, pois é com ela que o autor a utiliza para mostrar valores, como amizade, coragem, companheirismo e é claro, o amor; e são esses valores que CHAMAM A ATENÇÃO dos personagens masculinos em shoujo e os fazem ficar perdidamente apaixonados por ela.
E falando nos rapazes em shoujo...esses seres que são bonitos e magricelos, e possuem os cabelos mais lindos do mundo *O* o papel dos rapazes em shoujo é o de PROTEGER a protagonista a qualquer custo. Ela SEMPRE estará em uma situação em que necessita ser socorrida, e o mocinho estará lá para ajudá-la, até mesmo naquelas protagonistas com gênio mais forte, isto ocorre. Até agora não vi nenhum shoujo que não deixe de seguir esta regra. Porque? As meninas, de certo modo, sentem necessidade que o rapaz a socorra de alguma situação. Além disso, existem as que gostam de idealizar e sonhar com um rapaz bonitão a ajudando de alguma forma. Bom, pelo menos acho que a maioria das garotas gosta que o rapaz amado faça-lhe algum agrado, não? ;D

Analisando os casais: (com base nos fatos apresentados no mangá até então)


Inoue + Ichigo:

A Inoue seria um exemplo típico de protagonista shoujo, ela é atrapalhada, meio tonta e tal; ela tem um certo carisma que chama a atenção do leitor. O Ichigo também se encaixaria naquele antagonista que a princípio, não estaria nem aí com ela, com seu jeito todo mal-humorado e que fica na sua; e que, com o passar do tempo, poderia virar o mocinho da história e finalmente se apaixonar por ela. Até aí, legal. O problema é o TEMPO. Depois de um ano e meio e ela não mudar praticamente NADA desde que a história começou, e pior, estar mais tonta e tapada, é dar um tiro na própria cabeça. A protagonista de shoujo, ao longo da série, DEVE apresentar sinais de que aprendeu com os erros, e essa mudança TEM que ser perceptível aos olhos do leitor, porque senão o que vai acontecer? Faço a você a pergunta: se a Inoue fosse uma protagonista de um shoujo, e o Ichigo o seu par romântico, e depois de uns 50 capítulos, ela não tivesse mudado NADA desde o começo do mangá, você continuaria a ler? Eu sinceramente não. Nem que fosse por causa do Ichigo.

Porque?
Ué, o mangá não apresentou uma evolução, não apresentou mudança da protagonista no sentido de AMADURECER, é como se você estivesse vendo o mesmo filme umas 50 vezes. Pra quê perder tempo com isso? Histórias são feitas para a pessoa repensar e valorizar sentimentos e até criticar certos valores. Se a protagonista não consegue fazer este papel, não consegue passar valores, ideais, não consegue mostrar que pode aprender com os erros e amadurecer, ela não serve como protagonista. A Inoue até seria uma boa opção como protagonista shoujo, SE ela tivesse amadurecido mais ao longo da história.

Além disso, a sua relação com o Ichigo na fase atual do mangá está tão xoxa..não há sinal de que a relação deles tenha melhorado (pão e chá + mangá de brinde NÃO conta!!). Mesmo tendo 'se declarado' para o Ichigo e isso não ter mudado nada depois de um bom tempo, é sinal de que há algo bem errado aí. A coisa não anda, nem mesmo em shoujo existe algo assim.


Rukia + Ichigo

A Rukia não é o típico exemplo de protagonista shoujo, mas ela possui defeitos, como ser baixinha e vir de família pobre ( logo depois entrando para uma família de nobreza), o que num shoujo isso é um ponto positivo para conquistar leitores. O Ichigo continua com o mesmo papel, sendo o par romântico que a princípio não liga para ela, mas conforme a relação dos dois evolui, ele começa a prestar atenção nela e acaba se apaixonando depois.
Rukia tem uma personalidade forte, que à primeira análise, pode parecer que contraria todos os estereótipos de uma protagonista de shoujo: é mandona, vive batendo boca com Ichigo, chuta ele, enfim...nem um pouco delicada.
Mas será mesmo?
As características fortes da Rukia são um ponto forte para diferenciá-la dos clichês de shoujo e se bem aproveitadas, pode sim fazê-la uma boa protagonista.
Porque?
Oras, uma menina com uma personalidade forte como a da Rukia normalmente chamará a atenção do mocinho e dos outros rapazes bonitões de shoujo, e este acabará sendo movido por seu gênio, e mais que isso: por ela contrariar o que geralmente se pensa das meninas, o mocinho acaba gostando dela justamente por causa da sua personalidade (sim, ser diferente é cool!). Eles acabam se sentindo mais à vontade com uma pessoa que de certa forma, 'entende o seu mundo', e quando vão ver, tão já caindo de amores pela protagonista.

Mas apenas isso não conta muito.


As protagonistas de shoujo não precisam seguir necessariamente a receita da menina atrapalhada e tonta, mas se o fazem, é necessário que a protagonista amadureça, e quando digo 'amadurecer', é no sentido de se tornar mais forte, mais independente, de mostrar que a mulher, a heroína dos mangás shoujo, têm o seu valor e a sua importância. Quando colocamos esta mudança na protagonista, o autor de mangá quer mostrar para a mocinha que está lendo, que ela precisa APRENDER a crescer e a enfrentar a vida, deixar de ser a menina inocente e encarar a realidade de cabela erguida.


A Rukia sofre este tipo de amadurecimento ao longo da série: mesmo já possuindo uma personalidade forte, ela teve que pagar por seus atos, por ter descumprido as regras, já na saga da soul society. E a decisão que ela teve que tomar, de ser levada ao julgamento, eu considero um ponto muito forte na questão de amadurecimento do caráter da personagem. Protagonistas de shoujo que possuem esta característica costumam fazer de tudo para não dar trabalho para os outros, ela prefere SE SACRIFICAR do que sacrificar os outros. Quando a protagonista tem que tomar uma decisão difícil, o modo como ela o faz irá determinar o quanto ela amadureceu ou não.
Além disso, mais à frente ela demonstra este tipo de amadurecimento, quando protege o Ichigo dos seus inimigos.

As melhores protagonistas de shoujo para mim (e isso é minha opinião), são aquelas que você nota uma personalidade marcante/carismática e um amadurecimento ao longo da série, pois isto de certa forma, é o que acontece na vida real, e mangá mesmo que seja ficção, ele ainda trata de PESSOAS, e pessoas são reais. Como exemplo destas protagonistas, eu cito a de Hana Yori Dango (Tsukushi Makino), onde possui uma protagonista no estilo de Rukia: ela quebra o estereótipo da típica protagonista shoujo, no sentido de que ela vai, luta, fala o que pensa, e consegue respeito por parte dos rapazes que a cercam. Outra protagonista que obedece a este estereótipo, é a de Anatolia Story-Red River (Yuuri): Ela no começo se parece com a Inoue, no sentido de ser sem graça e de ficar completamente perdida, sem saber o que fazer. Mas ao longo da série, ela demonstra um amadurecimento enorme, ela vai à luta sem medo, contrariando a todos e conseguindo impor o seu respeito.

Resumindo: A Rukia é um exemplo de um personagem que se encaixaria bem num shoujo, se bem aproveitada, pois mesmo quebrando estereótipos, ela consegue manter um carisma e uma identidade com o leitor, o que importantíssimo numa história.
A Inoue poderia ser uma boa protagonista, se ao menos tivesse mostrado algum sinal de amadurecimento como personagem e na sua relação com o Ichigo.

RESUMINDO MAIS AINDA: IchiRuki é tão foda que você poderia ter até num shoujo! Bwahahahaha!!!
 

0 comentários: sobre [Análise] Inoue e Rukia: protagonistas de shoujo?

Postar um comentário para [Análise] Inoue e Rukia: protagonistas de shoujo?

© 2012 Lua Branca | Todos os direitos reservados