[Análise] Laços, Conexões, Almas Gêmeas e Destino

Autoria de: Aline-Chan

Quando eu vi Bleach pela primeira vez eu consegui enxergar IchiRuki desde o primeiro momento, o que é estranho porque eles ainda não haviam se falado, mas por estar tão acostumada com casais tsunadere, assim que Rukia levou um chute no traseiro eu pude tentar desenhar como seria o relacionamento de ambos futuramente, aquilo me prendeu tanto a atenção eu quando eu vi já estava gostando dos dois e vendo algo a mais até no segundo episódio.

Ora, eu assisto animes desde novinha e sempre mantinha minha primeira impressão deles até o final, não havia nada que me supreendesse em suas personalidades, e eu enxergo que a relação de Ichigo e Rukia começou assim desde o primeiro capítulo, Kubo disse numa entrevista que queria diferenciar as cores dos cabelos dos dois para eles não parecerem irmãos (incrível como no primeiro pensamento do ínicio da criação de personagens ele descarta possibilidade fraternas rs) e Kubo criou o seu Sol e a sua Lua materializada em forma de personagens.

Ichigo e Rukia são opostos na descrição física em primeiro lugar, cabelos de cores diferentes, estaturas diferentes, as roupas são utilizadas com cores que são opostas uma do outro e nós podemos nos questionar: porque de tudo isso?

Ichigo e Rukia são um só. Isso descarta romance? Não muito pelo contrário, ambos são inseparáveis e o que isso remete? Remete ao sentido de almas gêmeas.

Almas Gêmeas? Não seria um tanto exagero romântico classifica-los assim?

Não, Kubo nos permite classifica-los assim. Por que afirmo isso? Porque ambos possuem tudo o que é considerado a lei da atração e princípio de almas gêmeas.

Em primeiro lugar vamos falar de serem opostos, pólos diferentes se atraem e pólos iguais se afastam, Ichigo e Rukia são classificados como opostos e diferentes, vamos ver alguns artigos sobre isso? Observem as semelhanças:

É somente quando os opostos estão reunidos que eles acham de conclusão. A razão pela qual homens e mulheres podem encontrar a conclusão em um outro é porque a traços masculinos e femininos podem fundir em um todo e, portanto, encontrar a conclusão em um outro. E, às vezes agressivo qualidades ativas de masculinidade pode ser amenizado pela feminina qualidades cuidar receptivo e vice-versa. Isso não quer dizer que não podemos encontrar na solidão de conclusão, podemos, simplesmente significa que temos de equilibrar essas qualidades dentro de nós mesmos. Da mesma forma, se imaginarmos uma moeda que representa a totalidade da existência e do nosso universo como sendo apenas metade disso, então é óbvio que as projeções de nosso universo são incompletos.

A frase em negrito do artigo é muito importante, no especial extra do mangá chamado Lado A e lado B (Ch00a e Ch00b), vemos os dois lados dos personagens, o lado do Ichigo vivendo uma vida não tão feliz e o lado da Rukia vivendo uma vida também não tão satisfatória, o que mudou completamente quando ambos, opostos reunidos, conseguiram se reunir e daí conseguiram sua conclusão (serem felizes).

Voltando a falar sobre o conceito de almas gêmeas, vamos perceber que o fato de ambos estarem separados remete ao que o artigo sobre opostos afirmou, vendo um pouco sobre a origem desse termo, temos:

Assim resolvido, os deuses vieram à terra e cortaram, no meio certo, os andróginos deixando o umbigo como a marca da ousadia deles. O plano divino deu resultado porque os homens separados passaram, desesperadamente, a procurar as suas metades e, não as encontrando, ficaram infelizes e nada melhor para enfraquecer alguém do que a infelicidade. Mutilados, incompletos, sofridos, buscando sempre a metade perdida e,quase sempre, equivocando-se neste busca, o homem vive o drama da incompletude,deixando, assim, de ser uma ameaça para os imortais.

Almas gêmeas, segundo a o sua origem foi criada pelo fato de um ser ter sido cortado pela metade em forma de uma metade feminina e outra metade masculina e ambos só conseguirão a felicidade quando se unirem e se encontrarem, vemos isso perfeitamente quando Kubo nos mostra os lados de Ichigo e Rukia nesse especial extra do mangá, o mais interessante e hilário nisso tudo é ver que Kubo classifica isso como lado A e lado B, remetendo a essa idéia de diferenciação.

Não estamos falando apenas de cabelos de cores diferentes, roupas de cores diferentes e representação astronômica oposta, estamos falando de uma representação que significa ligação e conexão, sim a união de ambos é o ápice o mais importante, almas gêmeas e lados opostos são nada mais que uma união necessária para felicidade e essa ligação é muito vista em várias partes da história de Bleach.

Agora vamos chegar ao principal ponto dessa análise, vamos ver provas de que realmente ambos são ligados e que isso remete a uma impossível separação e que isso também acaba com todas as possibilidades de outros ships.
O Fio vermelho do Destino.

Alguém se lembra da primeira ending de Bleach? Nela vemos a Rukia segurando uma fita vermelha e depois largando-a, você sabe o que isso significa, vamos rever?


Essa fita vermelha é representada por destino. Vamos ver artigos sobre isso:

De acordo com a lenda, os deuses, assim que uma pessoa nasce, amarram uma linha vermelha (invisível aos olhos humanos) nela, conectando-a a pessoa, a qual, ela estará destinada a estar viver (e amar) no futuro, ou seja, a sua alma gêmea.


"Uma corda vermelha invisível conecta aqueles que estão destinados a se encontrar, independentemente de tempo, lugar ou circunstâncias. A corda pode ser esticada ou emaranhada, mas nunca irá se romper.” - uma antiga crença chinesa.

A lenda da linha vermelha do destino (Red string of fade) aparentemente teve sua origem na China, porém acabou se expandido, e hoje em dia, se incorporou ao folclore de outros países do Leste Asiático (como o Japão e a Coréia).


Esta lenda é um pouco diferente em cada país, contudo podemos dizer que o contexto básico ainda é o mesmo. A lenda chinesa afirma que os amantes destinados estão interligados por uma corda vermelha amarrada ao tornozelo de ambos, enquanto no Japão, o que os conecta é uma linha vermelha (tipo aquelas feitas de algodão) amarrada em um dos dedos mindinhos de cada um dos futuros amantes.

Há várias versões dessa lenda, mas uma das histórias que envolve a versão chinesa da lenda, consiste basicamente no seguinte: Um garoto estava caminhando para casa à noite quando ele se encontra com um velho homem, Yue Xia Lao, descansando sobre a luz do luar (se acredita que Yue Xia Lao é o deus incumbido pelos casamentos). Este então lhe revela que o garoto está ligado a sua esposa destinada por uma corda vermelha, e então mostra para ele a garota com quem ele está destinado a se casar. Por ser jovem e não ter interesse em se casar, o garoto pega uma pedra e atira com força na garota, fugindo em seguida para longe. Muitos anos então se passam e o garoto agora já é um jovem homem, quando seus pais arranjam um casamento para ele. Na noite de seu casamento, quando ele vai encontrar com sua esposa no que será o quarto deles, ela está lá sentada com um véu tradicional lhe cobrindo a face.

O jovem homem já sabia do fato de que sua esposa era conhecida como uma das mais belas mulheres do vilarejo, contudo, está sempre vivia com enfeites na sua sobrancelha. Curioso, ele lhe perguntou o porquê de tal enfeite, e ela lhe respondeu que aquilo era porque, quando ela era jovem, um garoto atirou uma pedra nela, o que causou um corte profundo, deixando-a com uma cicatriz no local. Então, ela usava enfeites na sobrancelha para cobrir a cicatriz. Logo, a mulher nada mais era do a mesma garota que o Deus Yue Xia Lao havia lhe avisado que era sua mulher destinada, ainda na sua infância.


Percebemos que a primeira ending mostra a Rukia segurando uma fita vermelha, a fita vermelha de acordo com o artigo representa ligação com a sua alma gêmea, essa é a ligação que Ichigo e Rukia possuem, a primeira ending mostra a ligação e conexão que houve entre os dois no momento em que Rukia passou seus poderes para Ichigo, ambos estavam destinados um ao outro, e a maior prova disso é o conceito de almas gêmeas ligados com os especiais extras do mangá, outros ships são impossíveis pois, Ichigo e Rukia são destinados, ambos vivem felizes quando estão juntos, prova viva disso são os capítulos atuais de Bleach onde Ichigo se mostra triste sem a sua "metade".

Isso descarta possibilidades fraternas, pois, amor e sentimentos de irmãos e parentes não possuem o lado oposto e diferente do conceito de almas gêmas, parentes, filhos irmãos são iguais, representam semelhança e não diferença.


O fio vermelho do destino é comum em países asiáticos, temos como exemplos:


Doramas


Outros animes 

Você pode estar se perguntando que Ichigo e Rukia nunca tiveram uma imagem representativa sobre os laços, mas nós temos de fato, algo que comprova isso, você se lembra de Gallop? O encerramento 16 de Bleach tem como conceito a ligação de ambos, vamos rever:


Toda a ending possui cenas voltadas para essa ligação, revendo as imagens podemos perceber que os fios de conexão estão separados: 

E depois se unem:


Mais uma prova inevitável de que eles estão unidos. Outra prova podemos ver no filme Fade To Black, Ichigo consegue encontrar Rukia graças ao fato dele possuir a sua reiatsu, mostrando como ambos estão ligados desde o começo de Bleach, na sua fala final ele remete curiosamente a uma idéia de almas gêmeas.

Video Youtube

Ele afirma que "um laço uma vez ligado, nunca desaparecerá", certamente ele apesar de não perceber que acaba falando de ambos indiretamente, acaba falando de sua conexão o que é incrível é que até o filme sobre os dois tem como temática a união e o destino e o laço de ambos.
Laços, Conexões, Almas Gêmeas e Destino --> por que isso se aplica em Ichigo e Rukia para provar que é cannon?

Por que isso está certamente muito óbvio. Esse é o objetivo do Kubo desde o começo, duas pessoas ligadas por esse fio vermelho, esse destino não podem ficar separadas, pois, se ambas ficarem separadas elas ficam tristes e vazias, ficam incompletas, não estou afirmando que acredito em almas gêmeas e espiritismo, mas as vertentes de Bleach são utilizadas com esses conceitos, por isso vou usa-los para justificativa.

Ichigo e Rukia são opostos, sol e lua, branco e preto, são conectados e ligados e possuem o mesmo destino, isso é algo que foge do padrão de amor de irmãos, por isso, qualquer opção de outro shipper ao meu ver é inaceitável, pois, fere toda a idéia de ligação de ambos, Ichigo não pode ficar ligado a uma outra pessoa, sendo que eles estão conectados assim de acordo com a forma como Kubo nos expõe. 

Sabemos que Kubo gosta de Astrologia, e que ele intitula Ichigo como Sol e Rukia como Lua, vendo os princípios da astrologia sobre esses astros:

A Lua e o Sol são os luminares da Alma. O Sol representa o arquétipo masculino principal e a Lua, o feminino.

O Sol é, no centro do nosso sistema solar, um doador de vida, traz ordem ao caos, representa o centro da consciência, a nossa existência única em relação ao mundo. É o princípio da paternidade, integridade e autoridade. Mostra nosso potencial de crescimento, criatividade, vontade e decisão. É a necessidade inerente do indivíduo de atingir um centro de referência do valor pessoal e de se sentir apto a exercer controle sobre o meio. É portanto, a capacidade de controlar e integrar todos os outros elementos do mapa astral, ou seja, da personalidade como um todo.

Lua como satélite da Terra, reflete a luz do sol, e as suas mudanças de fases ocorrem num ciclo regular correspondente ao ciclo menstrual da mulher, ligando-a assim ao conceito do feminino. Representa o princípio da maternidade, a necessidade de fecundar, gerar, nutrir e proteger. É a expressão da natureza feminina, receptiva, sensível e do emocional sujeito às mudanças de humores. Representa também, a partir de sua função receptiva, a memória, com sua capacidade de armazenar as impressões e estímulos do meio ambiente, bem como as imagens e os significados dos fatos passados. Nesse sentido, a Lua mostra nossas respostas emocionais, como reagimos inconscientemente por nossos padrões de hábitos antigos.

Ichigo é o lado A, o Sol, a cor negra, seu poder e espada são escuras, Rukia é o lado B, a Lua, a cor branca, seu poder e espada são claras.

Conclusão


Opostos, destinos, ligações, tudo isso compõe um casal de fato, almas gêmeas, ligação, tudo isso temos na história de Ichigo e Rukia, não são amigos, logicamente não, Kubo não poderia falar que há algo fraterno neles, porque realmente não há, não pode ter, não combina com tudo que foi apresentado, se não há algo fraterno, há algo maior, eles ainda não são amantes, mas em seus corações há algo acima disso.

Agora me digam como uma outra pessoa poderá estar ao lado dele dessa forma? Impossível, incoerente, pessoas ligadas só ficam felizes quando estão com suas metades, almas gêmeas, Ichigo está infeliz nesse atual momento, por isso ao meu ver IO e RR são shippers fracassados, de fato ambos amam, mas não são o que um precisa do outro.

Ichigo não precisa de alguém como Inoue, ele precisa da Rukia, ele precisa de alguém que balança seu mundo a ponto dele ficar satisfatório para o mesmo, Rukia mudou o mundo do Ichigo porque ela deveria e foi destinada a isso, outra pessoa não conseguiria, isso é a reciprocidade que falamos do nosso casal e que é muito negada por aí. 

0 comentários: sobre [Análise] Laços, Conexões, Almas Gêmeas e Destino

Postar um comentário para [Análise] Laços, Conexões, Almas Gêmeas e Destino

© 2012 Lua Branca | Todos os direitos reservados