[Análise] Poderes shinigamis e Rukia

Um dos fatores que mais acontece em meio aos detratores é afirmar que o fato da Rukia ter aparecido nos pensamentos do Ichigo ganhando metade da página e sem linhas em cima é simplesmente pelos seus poderes de shinigami que foram passados para ele. Rukia mudou o mundo de Ichigo e devido a isso ele a considera tanto segundo os detratores, se a Rukia aparece em destaque para Ichigo, eles citam o argumento que adoram utilizar: que ela é protagonista junto com ele e transferiu seus poderes.

Mas na verdade é necessário mais sensibilidade para anlisar o mangá, infelizmente detratores não conseguem entender a composição do que cada mangá possui. Num filme, as cenas são demasiadas importantes, elas são repetidas e estudadas várias vezes para ser passada de forma que o telespectador entenda claramente, no mangá isso fica a cargo dos traços e da disposição deles no texto, Kubo utiliza subjetividade e sensibilidade nas cenas e muitos simbolismos.

No ínicio da nova saga Ichigo conta como está sendo o seu cotidiano, ele fala sobre os seus poderes nesse quadro abaixo:


Separadamente de tudo, ele afirma num quadro branco algo que é importante (daí a importância desse fundo e de ser numa tira só), algo que é feito propositalmente para chamar a atenção do leitor, que ele não possui mais poderes shinigamis, ele narra um pouco mais, fala do Ishida, da sua irmã e etc, então ele dá uma parada.

Essa parada ele dá para seguir o outro quadro, se você for uma pessoa normal e já leu gibis da Mônica percebe que o próximo quadro se trata de um outro contexto, primeiramente Ichigo fala sobre sua vida sem poderes, seus amigos que possui poderes/sensibilidade, aqui ele já cita sobre a vida espiritual, aqui ele já fala o que ele lutou, enfrentou e ainda conta esse tempo que foram 17 meses, então ele repete que nesses 17 meses: 


Lol, temos aqui um painel separados dos demais. Sim, aqui é outro assunto vinculado com os 17 meses e o maior detalhe é que o painel ocupa metade da página, é o maior, o fundo branco somente com uma frase, percebemos que após falar dos poderes Ichigo cita a Rukia, mas não vinculada a exatamente seus poderes, ele cita a Rukia como uma pessoa que não foi visita-lo, aqui nós temos a divisão que Kubo faz da importância dos amigos, dos poderes para a Rukia, ela aqui tem o destaque absoluto e a prova disso é o tamanho do painel e também como disse a nossa amiga IaMela, a parada e a separação entre a frase "e desde então" para a próxima.

Após esse capítulo, detratores afirmaram que isso apenas significava pelo fato da Rukia ter passado seus poderes, mas Kubo os desmentem lindamente ao provar em seus próprio traço e escolha de painéis que existe uma separação entre a vida de shinigami e o que Rukia representa para Ichigo, logo em seguida, Kubo desmente novamente, mas de uma forma extremamente descarada.
 

E a forma descarada é essa: 





Querem mais algum painel que mostra como ela é a mais importante?

Imagine você sendo um mangaká, você tem poucos recursos para expressar emoções, afinal está se tratando de uma imagem estática, como você expressa? O desneho do olhar, do rosto, desenho de suposto movimentos e distribuição dos painéis, ou melhor, o tamanho, fundo deles.

Kubo seria deveras insensível em mostrar num momento sofredor como esse que Ichigo só está pensando nela simplesmente porque ela transferiu poderes para ele e sim acredite, detratores falam isso desse painel também, o que é uma tremenda pena, Chad cita orgulho, Riruka cita amor, estamos falando de sentimentos envolvidos e uma pessoa inteligente saberia que jamais a partida de uma pessoa que você gosta seria motivo de orgulho. Se não é orgulho, se não é pelos poderes, o que sobra?

Fim

Fonte

0 comentários: sobre [Análise] Poderes shinigamis e Rukia

Postar um comentário para [Análise] Poderes shinigamis e Rukia

© 2012 Lua Branca | Todos os direitos reservados