Autoria de: IaMela
Não estou aqui com uma fita métrica para medir quem ama mais. Estou aqui tentando dizer qual amor é melhor, mais saudável.
Comecemos pela Inoue. Em algum dia desconhecido, de
uma era remota, sem motivo aparente, Orihime se apaixonou por Ichigo. E
não fez nada a respeito. Tá, muitos IchiOris podem dizer “ah, ela é
tímida, tão fofa *.*” mas teve uma vez – uma! – em que o próprio Ichigo
se ofereceu para acompanhá-la até em casa, no capítulo 3 se não me falha
a memória. E o que ela fez? Fugiu correndo. Achei muito bem feito a
bronca que a Tatsuki deu nela depois. Vocês devem estar se perguntando?
Por que diabos essa doida tá falando de uma coisa tão sem importância?
Por que foi a única graaande interação de Ichigo e Orihime na primeira
temporada. A Rukia tava lá, mas eu falo disso depois. Eu quero ser justa
sabe, mas é tão difícil quando o KT distribui as interações entre
casais de forma tão desigual...
Mas ai, eles vão para a Soul Society e dessa vez (pra desespero do Ichigo) Rukia não está por perto. Mas olha só, eles estavam viajando juntos, com um mesmo objetivo, ótima oportunidade para eles se aproximarem, mas o que foi que aconteceu? Quando eles estavam entrando na Sereitei, se separaram. E Inoue não foi com Ichigo, e sim com Ishida. Não falo isso como se tivesse sido escolha dela, claro. Mas será que o KT pegou miniaturas dos personagens, e fez uma simulação da cena e decidiu na sorte como eles se dividiriam? Eu acho que não. Tudo que o Tite faz tem uma razão.
E
a razão para Orihime não ter ido com Ichigo foi simples: Ichigo estava
indo proteger a Rukia. Se ele tivesse tivesse ‘feito parceria’ com
Inoue, das duas uma: Ou ele a deixaria desprotegida na sua pressa de
salvar Rukia, ou se atrasaria no salvamento por proteger Inoue. Então
fazia muito mais sentido que Ishida ficasse de dupla com ela. Ele não
tinha nenhum motivo importante para estar ali. Até o Sado tinha. Ele
queria descobrir a origem de seus poderes e proteger o que Ichigo daria
sua vida para proteger.
Alias, dúvida: na Saga HM, alguém viu o Ichigo dizendo que protegeria a Inoue com sua vida? Bom, deixa pra lá.
Aí, depois, Rukia salva, todos voltam pra casa. Mas os problemas não estão totalmente resolvidos. Há a invasão dos Arrankars, todo mundo apanha, a Inoue fica toda estrupiada, o Ichigo entra na drepê e Orihime, na tentativa de tirar aquela dor do seu amado, pede que ele não se desculpe e que esquecesse aquilo. Justamente o contrário do que ele precisava. Ele precisava encarar o problema, e vencê-lo, por que proteger é a essência de Ichigo. Orihime sabe disso, mas não compreende. E se você não compreende a essência de uma pessoa, você não pode compreender essa pessoa. E eu pergunto: Existe amor sem compreensão?
Aí, depois, Rukia salva, todos voltam pra casa. Mas os problemas não estão totalmente resolvidos. Há a invasão dos Arrankars, todo mundo apanha, a Inoue fica toda estrupiada, o Ichigo entra na drepê e Orihime, na tentativa de tirar aquela dor do seu amado, pede que ele não se desculpe e que esquecesse aquilo. Justamente o contrário do que ele precisava. Ele precisava encarar o problema, e vencê-lo, por que proteger é a essência de Ichigo. Orihime sabe disso, mas não compreende. E se você não compreende a essência de uma pessoa, você não pode compreender essa pessoa. E eu pergunto: Existe amor sem compreensão?
Mas continuemos. Inoue, já se preparando para ir para o Hueco Mundo, vai se despedir de um Ichigo inconsciente. E temos a celebre declaração das 5 vidas. Nesse momento, Inoue quase beija Ichigo, mas não consegue. Já vi IchiOri dizendo que ela não queria que esse momento fosse só dela, e sim dos dois, por isso, com uma paciência apaixonada, ela decidiu esperar. Torço para que ela espere sentada, pra não cansar. Na minha opinião, é que o inconsciente de Inoue a impediu de fazer isso por que no fundo, ela tinha dúvidas de seu sentimento. E para justificar a partida dela e seu sentimentos para si mesma, ela diz que se apaixonaria pelo Kurosaki em 5 vidas. Vou comparar isso com uma situação real.
Eu
tenho a mesma idade da Orihime, e desde o ano passado, eu e um garoto
tentávamos ficar juntos. Claro que nas nossas dificuldades não estavam
um exercito inimigo, mas apenas pais relutantes ¬¬. Mas isso não vem ao
caso. Eu o amo muito, mas eu jamais diria que o amaria por cinco vidas.
Céus, eu todo dia durmo e acordo com medo de não amá-lo em uma vida! O
que eu quero dizer com isso é que uma adolescente não pode afirmar que
se prenderá a uma única pessoa por tanto tempo. Ela ainda não viu nem
metade do que se há para ver em uma vida, ela não tem maturidade para
decidir assim o destino da sua eternidade.
Alias,
nem posso dizer eternidade por que ela jurou que o amaria só por cinco
vidas. E ela parte. Confusões e brigas a parte, e interação UlquiHime
também, chegamos ao asco The Lust. E o que acontece? Ichigo apanha feio
do Ulquiorra, ganha de presente de natal uma belo de um buraco no peito.
E o que Inoue faz? Ao ver Ishida em perigo e se ver em perigo (por mais
que uma pessoa seja altruísta, ela ainda tem instinto de sobrevivência)
ao invés de tentar se defender sozinha, ela chama insistentemente por
Ichigo. Orihime já tem tanta confiança de que Ichigo vai protegê-la que
ela nem tenta proteger a si mesma. Detalhe: Ela não tinha prometido que
no próximo perigo, ela não iria mais precisa da proteção de Ichigo. Bom,
deixa pra lá.
Certo, ela chamou seu escudo. Mas... não dizem que a melhor defesa é o ataque? E eu vos pergunto: Cadê o Tsubaki? Sabem, o fadinha mal-humorado que adora puxar o cabelo da Inoue e que tem o poder de negar a existência do inimigo? Cadê ele? Será que de tanto não ser usado pediu demissão e foi passar férias no Caribe? Ou a Inoue simplesmente, por uma razão desconhecida, mas que com certeza não justifica nada, decidiu não usá-lo de novo?
E então Ichigo é dominado pelo seu lado Hollow. Inoue vê seu ‘amado’ pulverizar Ulquiorra, esfaquear Ishida e o que ela faz a respeito? Nada. Ela, imersa em seu medo, não faz nada para tentar trazê-lo a suas faculdades mentais. Na verdade, ela prefere ficar se perguntando se aquele é mesmo o Kurosaki-kun. Bom, aquilo é parte dele. E se Orihime sente medo dessa parte, ela vai conseguir conviver com isso durante cinco vidas? Ela quase não agüentou durante a luta!
Mas aqui entramos em outro campo: Rukia.
Durante toda a primeira temporada, Rukia não arredou o pé de perto do Ichigo, gerando até certos boatos. Eles tiveram a oportunidade de se conhecer, e aproveitaram. Ichigo confiou a ela a tragédia de sua vida, algo que ele nunca falou com ninguém. E Rukia cuidou dele, o instruiu, não só para que ele cumprisse com o dever de shinigami, mas também para que ele não se ferisse.
E aqui eu falo do Arco Memories in The Rain. Rukia sabe que Ichigo está sofrendo com algo, mas não o pressiona. Ela espera que ele esteja pronto para confiar nela. E Ichigo confia, e não é decepcionado. Rukia respeita a necessidade que ele tem de lutar sozinho. Muitos IchiOris falam como foi lindo Inoue se segurando para não ir até onde Ichigo e Byakuya estavam lutando. E eu digo: Isso não tem nem comparação. Rukia se absteve por que sabia que aquilo era importante para Ichigo. Era imprescindível pra ele vencer sozinho. Então Rukia, mesmo sabendo que poderia ajudar, esperou, pedindo para que Ichigo sobrevivesse. Já no caso da Inoue, ela só iria atrapalhar. Ela própria sabia disso. Também falam de que Inoue agradeceu por Ichigo ter sobrevivido e parecem que não leram Memories in The Rain. Rukia também agradeceu, enquanto colocava a cabeça de Ichigo em seu colo.
E quando Rukia foi levada para a Soul Society, mesmo ela estando em uma gigai, mesmo sem poderes, ela tentou proteger Ichigo, ganhar tempo para que ele fugisse. E quando ele foi ao chão, atingido pelo golpe mortal de Byakuya, Rukia, sem se importar que sua pena iria piorar, tentou ir até onde ele estava. E eu pergunto: Quando Inoue fez algo assim?
Já
na SS, Rukia estava triste, mas assim que soube que Ichigo estava na
Soul Society, pela primeira vez desde que ela voltara, ouve vida em sua
expressão, algo que surpreendeu Renji. E isso foi algo tão importante
que KT frisou na fala de Renji. Já tínhamos visto a expressão de Rukia,
mas Tite Kubo resolveu frisar sua importância. Quando Ichigo e Cia foi
ao Hueco Mundo, mostrou-se a expressão de Orihime e mais nada.
Durante todo o período em que Ichigo esteve tentando salvar Rukia, ela pediu que ele voltasse pra casa, que não se machucasse em vão. E o olhar dolorido que ela lançou a Ichigo quando ela o viu na ponte, todo machucado, mostra o quanto aquilo a fazia sofrer. Meu lado fanático até ousa dizer que cada uma daquelas feridas doía nela.
Mas ele consegue salvá-la. Mas ela resolve ficar na Soul Society. Não porque ela não queria ir, mas por que não havia sentido ela ir se ela podia ficar e recuperar seus poderes. Já vimos que Rukia não que ser protegida. Então, pra que ela voltaria sem poderes para o mundo real? Ichigo a conhece, então entendeu seu motivo, mesmo ela não dizendo nada.
Quando Ichigo está para baixo, e eu volto a repetir, e Inoue quer que ele esqueça o acontecido, Rukia volta e dá o que ele precisa. Céus!, ela nem estava presente e sabia exatamente do que Ichigo precisava para seguir em frente. Ela voltou no exato instante em que Ichigo precisou dela, fez ele encarar o problema e mostrou a solução. E ainda disse uma linda frase que a meu ver, é mais significativa do que o blábláblá de 5 vidas de Orihime. Rukia declara simplesmente que Ichigo vive em seu coração. Ela sabe que muitas palavras não são necessárias entre eles. Então apenas diz: “O Ichigo que vive em meu coração faria exatamente isso.” Simples, profundo e altamente eficaz. Inoue tentou de todas as maneiras ajudar Ichigo, mas no fim, quem conseguiu facilmente foi Rukia. E simplesmente por que Rukia o conhece muito melhor.
E
já que eu comecei a comparar a frase da Rukia com a declaração da
Inoue, deixem que eu faça uma pequena observação: Faria muito mais
sentido que Rukia amasse Ichigo por cinco ou mais vidas. Ela mesmo já
viveu dez vezes mais do que o Kurosaki. Ela sim, tem maturidade o
suficiente para afirmar que amará alguém por cinco vidas. Mas eu duvido
que ela fale isso. No momento em que finalmente ela entregar seu
coração, palavras não serão necessárias. Eles estarão unidos por toda a
eternidade.
Quando Inoue vai pro HM, e Rukia e Renji têm que voltar para a SS, ela pede desculpas a Ichigo por deixá-lo. Quando eles se encontram lá, ela o questiona sobre a confiança que ele tem nela. Ela pede que ele não a proteja, que ele não perca o tempo precioso se preocupando com ela. E quando Ichigo volta da luta contra Ulquiorra, ela com um único olhar, imediatamente percebe que há algo errado. Rukia está ligada a Ichigo de uma maneira que até assusta.
E quando Ichigo e Rukia são obrigados a se despedir por que ele perdeu os poderes, Rukia ainda tenta tornar tudo menos difícil, dizendo que apesar dele não poder vê-la, ela ainda poderá vê-lo. Ok, não dá certo. Mas o que vale é a intenção. E com olhares angustiados, eles se despedem.
E incrível o fato que mesmo depois de dezessete meses, Ichigo continua pensando nela. Ele diz: “E desde aquele dia, Rukia não veio a Karakura nenhuma vez.” Ele não questiona os outros. Ele procura Rukia.
E agora a pergunta que eu fiz no início: Qual amor é melhor?
O de Orihime, a garota delicadinha, fragilzinha, que não meche um dedo quando seu amado está morrendo?
Ou de Rukia, a garota não menos delicada, mas que trasforma sua delicadeza em força, que venceu sua fragilidade, e que quando vê Ichigo em risco, mesmo sem poderes, vai em seu auxílio?
Eu preciso mesmo responder?
Fim
0 comentários: sobre [Análise] Rukia ou Orihime: Qual amor é melhor?
Postar um comentário para [Análise] Rukia ou Orihime: Qual amor é melhor?