[Análise] IchiRuki é Marketing?

Autoria de: Aline-Chan


O título ficou mais abrangente do que eu queria mas o que eu quero analisar se tudo que ocorre com IchiRuki é apenas marketing para agradar os fãs como alguns IO costumam afirmar, vamos pensar e discutir sobre isso? Eu sou publicitária e trabalho na área, tenho um pouquinho de conhecimento do assunto, mas nada incrível ou maravilhoso, vou colocar alguns pontos de vista meu e de outras fontes.

Marketing é o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-venda. by Wiki.


Segundo os destractors o que envolve em torno de IchiRuki nada mais é que um marketing para vender devido ao fato de o fandom possuir inúmeras quantidades de fãs, principalmente no Japão.


Seria hipocrisia não admitir a existência do fanservice, afinal, vimos isso em torno de Hitsugaya e também em torno de Ichigo e Rukia, os 3 aqui são os personagens que as pessoas mais amam em Bleach e por isso eles são os mais vistos, certamente Kubo mesmo já confessou que deu espaço para Hitsugaya e para Grimnjou devido o pedido dos fãs, certamente eles são espertos e fazem algo para agradar sim a maioria, lançam bonecos, cards, cds, posters e etc, afinl o lucro é importante e capital move o mundo.


No marketing o objetivo é criar estratégias para atingir o público, no caso quando o público já é atingido, ocorre as estratégias para agrada-lo e para que o público se mantenha fiel, como é o caso de IchiRuki. 


Nós temos muitos produtos, bottons, cds, posters e etc, sim e também levamos em conta a popularidade dos personagens, certamente isso lucra? Lucra! Lucrar é importante? É e muito!


Então quer dizer que IchiRuki é marketing? Sim e não! IchiRuki possui várias estratégias estabelecida com relações a produtos no Japão, ele possui algo que mantém o público fiel mas...........não é só isso.


O marketing não pode vender uma "mentira" para manter o público fiel, o marketing deve bolar as estratégias para vender uma verdade, não estamos falando do Omo Multiação e nem da bolacha Passatempo, estamos falando de personagens de desenho, estamos falando de duas relações que envolvem o público de uma forma grandiosa e o prende até o final da história.


IchiRuki não tem tantos fãs a toa e pasmem, Kubo sabe disso, Pierrot e a SJ sabem disso. IchiRuki começou a se desenvolver desde seus primórdios, se alguém duvida disso peguem o mangá e leiam o primeiro capítulo. Os olhares e sorrisos de ambos quando Rukia transmitiu seus poderes foi realmente o estopim para o começo dessa relação.


Mas Kubo naquela época não sabia o que estava por vir, ele atirou no escuro, ele não sabia a reação do público, depois de 10 capítulos ele pode ter tido uma idéia de que Bleach estava caindo na graça do pútblico e percebam que logo nesses 10 vemos uma relação bonita se desenvolvendo entre nossos personagens, uma relação feita pelo Kubo sem ter idéia de que ambos estavam agradando,
ele começou tudo isso sem o fandom enorme que tem hoje, sem o suposto marketing e publicidade. Isso prova que IchiRuki começou naturalmente, sem pressão, pressa, sendo um teste, vindo da vontade dele, sem saber como o público iria reagir tempos depois.

Acima de tudo Kubo é um profissional (cremos nós), ele não poderia fazer tudo o que lhe é mandado, Kubo já tem na cabeça o final da história, ele já sabe e já decidiu sobre IchiRuki (isso dá um medinho né rs), ele não se deixará influenciar por nada, obviamente, isso é claramente a lógica de tudo.


Muitas pessoas disseram que colocar IchiRuki nos tts foi uma atitude para pressionar o Kubo, mas não, colocar IchiRuki nos tts foi uma atitude de tributo aos personagens, ao fandom, foi algo que trouxe orgulho para todos nós. Lógico que volta e meia brincamos com algo do tipo: Kubo vai receber uma bomba se der IO e etc.


Mas certamente é uma brincadeira, nós somos adultos e espertos o suficiente para entender de que tudo o que temos hoje de IchiRuki é obra do nosso querido Tite Kubo, me digam vocês, no clipe Song For há vários elementos IchiRuki, certo? E quem foi o criador deles?


Quem criou o termo que faz a chuva parar? Quem criou a borboleta do inferno? Quem criou o laço vermelho da conexão de ambos? Quem criou a Rukia desaparecendo de frnete ao amado? Quem fez tudo isso de forma linda e poética? Quem? Kubo!


O clipe, a música, a ending é apenas a materialização física de algo que o Kubo já fez, ele é o culpado, o maior marketeiro de todos afinal das contas, é um fdp que gosta de fazer a gente chorar, ele que mudou o nome do último capítulo do arco HM para Bleach My Soul, ele é o maior adorador daquilo e ele não proibiu que a banda divulgasse um clipe de amor com uma música de amor sobre Ichigo e Rukia.


Ele não proibiu porque ele sabe que isso é verdade, se a banda fizesse alusão a algo inexistente para agradar os fãs será que ele deixaria? O mesmo cara que proibiu fotos da Rukia de biquini ficarem na SJ pq ele não gosta dela ser mostrada assim? Difícil, talvez outros mangakás, mas o Kubo? O cara que lê e modifica o script do anime e é produtor dos filmes? 


Kubo participa demais da sua obra, ele jamais deixaria que uma banda fizesse uma alusão a algo de revelar os sentimentos de ambos sem ambos sentirem, Kubo quer enganar os fãs? Não, ele é cuidadoso demais pra permitir tal coisa.

Não é apenas por protagonismo, não é apenas por um fandom enorme, IchiRuki é o que é por culpa de seu próprio autor, Kubo poderia ter acabado com essa relação a muito tempo, mas não, ele simplesmente faz ela crescer a cada dia e faz a Inoue gostar do Ichigo a cada dia sozinha, sim, ela ainda ama ele, mas sozinha (como sempre). Já a relação de IchiRuki evolui e cresce para AMBOS, para os DOIS.


E chego a dizer que essa despedida foi o estopim para tudo isso, ali Kubo quis ferrar com nossa vida mesmo, porque não foi apenas linda, foi maravilhosa, foi encantadora, encantou a todos e ele sabe disso e ele é tão serelepe que pra piorar a situação, ele faz o Ichigo falar dela, ouvir a voz dela e pensar nela novamente.


IchiRuki possui um enorme fandom, eu me pergunto, será que essa maioria esmagadora de gente está errada? Vendo coisas? Fumando drogas? Será que até os japoneses que entendem de seus próprios relacionamentos estão pirando na batata ao ver algo a mais em Ichigo e Rukia?


Será que tudo isso é apenas marketing, que vai acabar porque a Inoue fica com o Ichigo no final? Será que a maioria é idiota por ver e vender e publicar algo que é na verdade uma mentira fajuta? Ora amigos, não é apenas marketing, tudo que IchiRuki é e será é devido as consequencias de seu próprio criador.


Refletimos!


1 comentários: sobre [Análise] IchiRuki é Marketing?

Andréia disse...

aaah,mas que bate um medinho de não dar IchiRuk...isso dá! ou eles ficarem sozinhos...espero sobreviver para ver!

18 de dezembro de 2014 às 10:56

Postar um comentário para [Análise] IchiRuki é Marketing?

© 2012 Lua Branca | Todos os direitos reservados